Algumas questões
1 – Por que aceitou integrar este projecto?
Atendendo a que ajudei a criar um projecto idêntico num passado recente, não poderia recusar este novo projecto, dado que o fio condutor destes movimentos cívicos ser o mesmo: a Benedita em primeiro.
2 – O que pensa da Benedita actual?
A freguesia da Benedita vive neste momento um período bastante complexo, não só pelo abrandamento de toda a actividade industrial e agrícola (pecuária) como também pela nuvem do desemprego que ameaça a freguesia e da pobreza envergonhada que já existente. É urgente redefinir um rumo para a freguesia e utilizar TODOS os "créditos" que a Benedita possui, junto do poder municipal, exigindo deste, toda a atenção que merece, salvaguardando princípios de igualdade e equidade.
A Benedita tem a curtíssimo prazo que readquirir a atractibilidade que hà décadas a caracterizava, tem que ter capacidade de apoiar quem nela quer investir novas dinâmicas de desenvolvimento e exigir descentralização de competências à Câmara Municipal, acompanhadas do respectivo suporte financeiro. A Benedita social e solidária tem que ser uma realidade, a Benedita pioneira tem que reaparecer, a Benedita motor do concelho, tem que voltar liderar, a Benedita capital do município, terá que perder o medo e exigir ser tratada no mínimo como parceiro e não como coutada.
3 – Indique 3 propostas/ideias para construirmos a Benedita do amanhã
Ninguém da Benedita consegue arranjar só 3 propostas/ideias para a Benedita.... é uma pergunta bastante redutora... no mínimo cada Beneditense arranjaria umas 30.... Como somos cerca de dez mil habitantes, é como alguém um dia disse " é só fazer as contas" e obtemos muitas propostas para o futuro risonho que se pretende para a freguesia.
Na verdade, existem freguesias mais débeis que a nossa, mas muito ainda existe por concretizar. No entanto, atendendo á sua abrangência, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Integrado, sério, rigoroso e simultâneamente ambicioso, parece-me um bom ponto de partida.
A freguesia não pode ser gerida a todos os níveis, por medidas avulsas, ao sabor das conveniencias e disponibilidades ocasionais.
Faça-se muito ou pouco, mas que seja bem feito e devidamente enquadrado nos vectores de desenvolvimento sustentável previamente estabelecidos.
Outra sugestão, prende-se com as acessibilidades, ou neste caso com a difícil e morosa acessibilidade aos grandes centros de decisão. A freguesia da Benedita está no centro de um triângulo formado pela A1 a nascente, pela A15 a sul e pela A8 a poente. È urgente criar uma via rápida ao eixo Lisboa/Porto para que a freguesia fique mais perto destas duas metrópoles e possa beneficiar de todas as suas potencialidades.
Diria ainda que, em termos de estrutura urbana, é necessário consolidar a malha existente e antever/prespectivar a abertura de novas avenidas, idênticas á Padre Inácio Antunes, ligando a E.N. 8-6 ao actual IC2, sendo estas autênticos faróis no ordenamento do espaço eventualmente urbanizável. Não só se acautela á distância dificuldades previsíveis no modelo de organização espacial como também, criando bolsas de terrenos, se compensará em devido tempo quem, em benefício da freguesia da Benedita, vier a ser prejudicados nos seus bens.
Evidentemente que são aqui deixadas algumas ideias/sugestões pessoais para a Benedita do amanhã.... O futuro da Benedita será certamente aquilo que os Beneditenses escolherem e tenho a convicção que, escolham o que escolherem, será sempre o melhor.
---------------------------------------------------------------------------------------
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja breve, preciso e conciso.